Pesquisa Creative Footprint (Berlim): medindo os espaços de música ao vivo na cidade


 

A cidade de Berlim realizou a pesquisa Creative Footprint: medindo os espaços de música ao vivo na cidade, realizada pela associação de produtores, clubes e festas chamada Clubcomission BerlimSeu porta-voz, Lutz Leichsenring, tem estado na vanguarda da batalha para proteger seu status de capital criativa, e nos últimos anos surgiu como uma autoridade global no ativismo criativo.

O levantamento procura avaliar locais com base em 15 parâmetros, divididos em três categorias: espaços, conteúdo e infraestrutura. Entre os dados avaliados estão tempo de duração dos eventos e o tamanho dos locais, a prevalência de “música original”, a quantidade de atrações locais ou de fora e ajuda governamental. Os dados são processados para atribuírem uma nota às cidades. Berlim ficou com a nota 8,02. A metodologia foi desenvolvida por professores de Harvard University.

A pesquisa apontou que em Berlim há 1 local para ouvir música para cada 7 mil habitantes (estimativa de cerca de 500 locais ao total) e que mais de 43% da programação em geral foi considerada “experimental” ou “quase experimental”. 35% dos turistas visitam a cidade por causa da sua vida noturna.

A pesquisa ajudou a inspirar a primeira pesquisa do DATA SIM sobre o mercado de música ao vivo na cidade de São Paulo, realizada em parceria com a JLeiva Cultura & Esporte e patrocínio da Natura Musical.

 

Para ver o Report da pesquisa, com um panorama geral, metodologia e principais resultados, acesse: https://s3.amazonaws.com/creative-footprint.org/CFP_PDF_-1.pdf.

Para saber mais sobre a iniciativa acesse: http://www.creative-footprint.org/

 

Marc Wohlrabe, representante do Clubcomission Berlim, estará na SIM São Paulo 2018 dia 07 de Dezembro (15h30 – Sala Paulo Emílio | CCSP) para falar mais sobre a iniciativa.

Acesse a programação completa no site da SIM São Paulo.

 

 

 

 

visite a sim são paulo